Era uma quinta- feira à noite, quando cheguei ao Núcleo Barra, para participar de uma entrevista, feita pela Si Mo, a Sra Márcia Moura, para um trabalho áudio visual fantástico, realizado por ela e alguns membros, para a Família Kung Fu, que em breve, teremos a oportunidade de apreciar.
Mas logo no início dessa entrevista, me senti em um verdadeiro duelo simbólico, com palavras. O patriarca Moy Yat, chamava essa modalidade de ” Sit Jin”, ou seja , guerra das línguas. Notei que as perguntas foram escolhidas de forma estratégica e cuidadosa e como a Si Mo,fazia as perguntas com zelo e atenção.
Confesso que não sou bom com as palavras e logo, essa entrevista se tornou um desafio para mim. Eu procurei ouvir com atenção, pensando em cada palavra que eu usaria e a forma e mais adequada, para respondê-las.
Foi um verdadeiro treinamento, foi um exercício que para alguns, pode parecer simples, mas a medida que se avançava a entrevista, eu estrategicamente, tomava a água, que já estava em um copo, sobre a mesa, deixado como um gesto de educação e zelo por parte de quem me entrevistava. Essas minhas pausas, eram, com o objetivo de ter um breve timing, para raciocinar no que eu estava ouvindo e pensar no que eu iria falar. Eu tentei relaxar no momento críticos, quando ela perguntou: Quem é o Marcio Lopes? Risos
Fiquei constrangido, pois pensei no que falar sobre mim. Mas logo adiante, vieram perguntas ainda mais interessantes sobre meu trabalho e sobre o que eu gostava de fazer, em momentos de descontração e falei sobre o meu atual desafio de se jogar Golfe.
Em breve, falarei de como sai desse ” Sit Jin” de entrevista para em um momento de uma conversa descontraída, aonde o Si Fu Julio Camacho, foi mais além.
Márcio Lopes (Moy Si Ou)
Discípulo do Mestre Sênior Julio Camacho